"Nova Itamarati está pronta para ser o 80º município de MS", diz Geraldo

 
14/04/2018 22h49
Deputado Geraldo durante audiência pública nesse sábado. Deputado Geraldo durante audiência pública nesse sábado.

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) disse que o Distrito de Nova Itamarati atende todos os requisitos para se tornar o 80º município sul-mato-grossense. A afirmação aconteceu durante audiência púbica na manhã de sábado (14) no ginásio do esportes da comunidade.

De acordo com Geraldo, os critérios que garantem a criação do município estão previstos em Projeto de Lei Complementar (137/15), que já passou pelo Senado, mas que também precisa de aprovação da Câmara Federal e sanção presidencial para passar a valer. A proposta que vai regulamentar o Artigo 18 da Constituição Federal que versa sobre a criação de novos municípios no país.

Geraldo Resende reafirmou seu compromisso com o Distrito de Nova Itamarati, enfatizando que ajudará, a mobilizar a bancada federal de MS e líderes de partidos em Brasília para pela aprovação da proposta o quanto antes. Outra observação do parlamentar é que atuará junto ao INCRA/MS, a fim de agilizar a doação definitiva de área do núcleo urbano ao Município de Ponta Porã, conforme solicitação da comunidade.

De acordo com o presidente da Comissão Pró-Emancipação, Júnior Amaral Sobrinho, com cerca de 17 mil habitantes, Itamarati já é maior do que pelo menos 43 municípios de Mato Grosso do Sul. Além disso, gera cerca de R$ 3 milhões na economia de Ponta Porã por ano, somente na agricultura. Segundo ele, o objetivo de tornar o distrito num município é garantir autonomia financeira e investimentos no local.

Ele também destaca parceria com o deputado Geraldo Resende. "É de fundamental importância que um parlamentar como ele, que sempre ajudou a comunidade por meio de emendas que garantiram postos de saúde e escolas, possa estar conosco em mais essa luta, nos representando em Brasília", destacou.

O sub prefeito Daniel Valdez, o "Puka" dise que somente através da emancipação é que Itamarati poderá se desenvolver. "Esse apoio do deputado Geraldo Resende será de fundamental importância para que nós possamos vencer etapas burocráticas. Ele é meu amigo particular, tem palavra, além de ser ilibado. Poderá contribuir muito para que esse sonho se torne realidade", destacou.

O deputado Geraldo ressaltou ainda que a criação de novos municípios, via PLC 137/15 traz para os cidadãos brasileiros o direito de ter próximo de si, os gestores municipais. Segundo ele cada distrito que se tornará cidade terá a oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor, através da saúde, educação, segurança e infraestrutura de qualidade. Além disso, essa criação não gera novos custos, pelo contrário, garante uma melhor redistribuição dos valores arrecadados, fazendo com que o desenvolvimento chegue nos quatro cantos de todos os municípios.

 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br