Dourados vai discutir problemas e soluções de mobilidade urbana

 
12/05/2015 15h00

Seminário “Dourados que queremos” vai reunir especialistas e população para colher sugestões e criar um fórum permanente

 
“Precisamos pensar na cidade que vamos deixar para nossos filhos “Precisamos pensar na cidade que vamos deixar para nossos filhos", diz Geraldo Resende.

A população douradense está sendo convocada para, nos dias 19 e 20 de junho, reunir-se com especialistas em planejamento urbano e discutir os problemas da cidade quanto ao uso de espaços públicos, bem como para apontar soluções a médio e longo prazo. Para tanto, o deputado federal Geraldo Resende está organizando, em parceria com a Câmara de Vereadores, o seminário “Mobilidade Urbana: Dourados que queremos”.

O seminário, que acontecerá no plenário da Câmara, já tem confirmadas as presenças dos palestrantes. No dia 19, a primeira apresentação será feita pelo arquiteto Luis Carlos Ribeiro, que vai abordar os principais problemas de mobilidade urbana registrados pela população. Na sequência, Darlo Reis, secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, falará sobre os programas e ações do Governo Federal para o setor.

No dia 20 de junho o palestrante será o presidente do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) Sérgio Povoas Pires, que vai abordar o reflexo que as intervenções de mobilidade urbana trazem na qualidade de vida das pessoas. O encerramento dos debates deverá ser feito pelo arquiteto e urbanista Ângelo Arruda.

Na sequência, a proposta é a elaboração de uma carta de intenções (propostas) visando à melhoria da mobilidade urbana em Dourados e, principalmente, a formação de um fórum permanente que ficará encarregado de debater pontualmente os diversos aspectos ensejados no seminário, bem como de promover periodicamente a rediscussão e apontar soluções inovadoras.

Preocupação

Na avaliação de especialistas, Dourados precisa discutir e encontrar respostas para os problemas da cidade, atualmente tem cerca de 200 mil habitantes e aproximadamente 130 mil veículos no trânsito. A expectativa é de que em 10 anos, 300 mil veículos disputem os espaços com pedestres, e outros meios de transporte.

“Temos que pensar nas futuras gerações e coletivamente fazer um amplo projeto pensando no bem estar dos nossos descendentes”, afirma o deputado Geraldo Resende, que está buscando parcerias de outras instituições na formatação do seminário.

Na avaliação do parlamentar, com o engajamento dos mais diversos segmentos, poderão discutidos temas como saúde, educação, infraestrutura urbana, transporte coletivo, acessibilidade, esporte e lazer, preservação ambiental, entre outros.

“Precisamos antever e corrigir distorções que possam gerar problemas gravíssimos como engarrafamentos; altos índices de acidentes e mortes no trânsito; pedestres e ciclistas cada vez mais sem espaços; desaparecimento dos córregos urbanos; gente estressada no trânsito, entre outros. O que queremos é uma cidade acolhedora e melhor para se viver”, destaca Geraldo.

União

Geraldo Resende explica que o seminário é uma ação que depende de construção coletiva. O parlamentar propõe a união de diversas forças políticas, empresariais, classistas e de trabalhadores, independente de partidos, com o objetivo de planejar Dourados para as próximas décadas. Isso, segundo ele, “é muito mais importante do que qualquer projeto político pessoal”.

De acordo com Geraldo, é preciso pensar “naquilo que vamos legar para os nossos filhos e netos, na expectativa de que seja uma cidade muito melhor, com um elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Nesse projeto, cabe todo mundo que gosta de Dourados”.

 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br