Fórum da Mobilidade Urbana formaliza colegiado em 60 dias

 
23/06/2015 15h20

Organização é composta por representantes de diversas entidades de classe, organizações não governamentais e moradores de Dourados.

 
Pessoas físicas e representantes de entidades assinaram a ata de fundação do Fórum Permanente da Mobilidade Urbana. Pessoas físicas e representantes de entidades assinaram a ata de fundação do Fórum Permanente da Mobilidade Urbana.

O Fórum Permanente da Mobilidade Urbana de Dourados, criado durante o “1º Seminário de Mobilidade Urbana: A Dourados que queremos”, tem até 60 dias para divulgar os nomes dos membros que vão compor o colegiado que vai gerir as atividades do grupo na cidade. O documento que formalizou a criação do fórum foi lido durante o evento, realizado nos dias 19 e 20 de junho, na Câmara de Vereadores.

Segundo o documento, 10 membros devem compor o colegiado. O objetivo do Fórum Permanente da Mobilidade Urbana é prosseguir com as discussões sobre o tema, traçar diagnósticos, apontar soluções e acompanhar as providências dos gestores públicos.

Após a escolha dos membros do colegiado, o fórum deve elaborar o estatuto e a definição de calendário de reuniões, palestras, seminários e audiências públicas. Os organizadores do movimento afirmam que o mesmo deverá ter sua atuação “baseada em princípios democráticos e participativos por entender que a Mobilidade Urbana é um assunto dinâmico e permanente na sociedade, que atinge a todos e que durante o embate de ideias, estará sempre sujeito a novas concepções e conclusões”.

Manifesto

Veja a íntegra do Manifesto divulgado durante a criação do Fórum:

O Fórum Permanente da Mobilidade Urbana de Dourados é uma articulação social de entidades e de pessoas que se propõem a acompanhar a locomoção da população em toda a região e em todas as suas variantes, traçar diagnósticos, repercutir discussões, apontar soluções, acompanhar as providências dos gestores públicos responsáveis de cada setor e fundamentalmente divulgar todas as informações para a sociedade.

Neste Fórum, pretende-se avaliar dentre os conhecimentos técnicos e prática, o desempenho dos principais meios de transporte, como automóveis, ônibus, vans, ciclovias, dentre outros, além das suas implicações no cotidiano das pessoas e na economia da região.

São Fundadores deste Fórum, todos os presentes neste 1.º Seminário de Mobilidade Urbana, representantes de Associações de Moradores e Profissionais, Conselhos Profissionais e Clubes de Serviço, Sindicatos, instituições diversas, ONGs e cidadãos, em caráter pessoal, que democraticamente optaram em participar destas discussões.

O Fórum Permanente da Mobilidade Urbana de Dourados assume, no dia de hoje, o compromisso perante a sociedade, de lutar pela garantia do art° 5, XV da Constituição Federal: “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”, pelo Estatuto da Cidade, pelo Plano Diretor e pelas leis de mobilidade urbana, em benefício de toda a população.

O Fórum Permanente da Mobilidade Urbana de Dourados será gerido por um Colegiado composto de 10 membros, escolhidos dentre os que nesse momento são seus fundadores, em até 60 dias a contar de hoje, e aprovarão um Regimento que norteará os seus passos daqui em diante.

 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br