Geraldo aprova reserva de vagas para pessoas com deficiência em universidades

 
18/01/2016 16h56

A Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL) 2995/15, que inclui as pessoas com deficiência entre os beneficiários de reserva de vagas nas universidades federais e nas escolas federais de ensino médio técnico.

A proposta altera a Lei de Cotas de Ingresso nas Universidades (Lei12.711/12), que estabelece como primeiro critério na reserva de vagas ter estudado em instituições de ensino público.

Como segundo critério, as cotas se destinam a pessoas de baixa renda, negros, pardos e indígenas. De acordo com o projeto, os estudantes com deficiência entram nessa subcota.

 
Geraldo Resende é membro titular da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência. (foto: Portal do PMDB) Geraldo Resende é membro titular da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência. (foto: Portal do PMDB)

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), que é membro titular da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência, apoia a proposta. “O objetivo é facilitar o acesso dessas pessoas ao estudo e formação profissional, a fim de estimular o exercício da cidadania”, salienta o parlamentar. De acordo com a relatora da proposta na Comissão, Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) “a pessoa com deficiência não quer apenas ter valor, ela quer também ter oportunidade de poder ocupar o seu espaço".

Omissão

O coordenador do Programa de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais (PPNE) da Universidade de Brasília (UnB), José Roberto Vieira, afirma que o projeto corrige uma omissão do Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei13.146/15).

"A Lei Brasileira de Inclusão teve esse dispositivo vetado por algumas incongruências com as outras legislações. Alterar a Lei de Cotas e incluir essas pessoas vai corrigir realmente uma disparidade. Segundo o IBGE, são quase 25% da população brasileira e eles realmente foram esquecidos na implementação dessa lei", avalia.

Tramitação

O projeto de lei tramita em caráter conclusivo e regime de prioridade e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Texto: Ricardo Minella, com informações da Câmara Notícias)

 

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