Geraldo participa de compromisso para a reconstrução de 28 pontes no Estado

 
10/03/2016 16h53

Deputados e senadores de Mato Grosso do Sul participaram ontem (9), no Ministério da Integração Nacional, da cerimônia de assinatura do termo de compromisso para reconstrução de 28 pontes que foram destruídas no Estado, em função das chuvas torrenciais que castigaram vários municípios e a zonas rurais no estado desde dezembro do ano passado.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o ministro interino da Pasta, Carlos Vieira, e o secretário nacional da Defesa Civil, general Adriano Pereira, assinaram o convênio no valor de R$ 18,3 milhões. As pontes a serem reconstruídas estão localizadas em Amambai, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Iguatemi, Juti, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. As novas estruturas de concreto irão substituir as de madeira.

 
Geraldo Resende e outros membros da bancada em reunião no Ministério da Integração Nacional Geraldo Resende e outros membros da bancada em reunião no Ministério da Integração Nacional

Para o deputado federal Geraldo Resende, a construção das pontes vai pôr fim a aflição e ao sofrimento de famílias e comunidades que estão isoladas. "Há municípios que estão com extrema dificuldade por causa da falta de acesso às estradas. O deslocamento até o destino ficou mais longo e o desabastecimento de água e comida tem ocorrido com frequência. É por elas que estamos aqui para acompanhar a assinatura deste termo irá garantir a construção de novas pontes, agora de concreto", disse o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, a recuperação das pontes vai representar o fim dos inúmeros transtornos que os caminhoneiros e transportadores tem enfrentado com estradas interditadas e acessos comprometidos. "Nosso estado tem papel fundamental para transportar os grãos, carnes e toda safra que é produzida e que passa pelas rodovias do Estado. Com a construção das pontes de concreto, melhora a capacidade de transporte, barateia o custo e a economia estadual é incrementada", explica Geraldo Resende.

O governador Reinaldo Azambuja fez breve relato da situação no Estado, onde, segundo ele, as chuvas derrubaram 97 pontes, afetando diretamente 37 dos 79 municípios. "Foi preciso o Estado colocar 19 equipes de emergência para atender à demanda, enquanto os recursos federais não fossem liberados", explicou, destacando a participação efetiva da bancada federal para a assinatura do acordo com o governo federal.

Além de Geraldo Resende, também acompanharam a assinatura do termo de compromisso o senador Waldemir Moka (PMDB) e os deputados federais Vander Loubet (PT), Zeca do PT, Carlos Marun (PMDB), Tereza Cristina Corrêa da Costa (PSB), Mandetta (DEM), Dagoberto Nogueira (PDT) e Elizeu Dionísio (PSDB) e o secretário estadual de Obras, Marcelo Miglioli, representantes do Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olmo Xavier e Hélber Jordão, o chefe da Defesa Civil do Estado, coronel Isaías Bittencourt, e o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka.

 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br