Seminário discute soluções para problemas de Mobilidade Urbana em Dourados

 
17/06/2015 11h46
 

O 1º Seminário de Mobilidade Urbana: A Dourados que queremos será nos dias 19 e 20 de junho e reunirá especialistas e população para uma discussão sobre os problemas da cidade em relação à mobilidade e ao uso dos espaços públicos. O evento é realizado pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB), Câmara Municipal de Dourados e Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

O seminário contará com a presença do arquiteto e urbanista Luis Carlos Ribeiro, que abordará os principais problemas de Mobilidade Urbana registrados pela população nos bairros e no centro de Dourados; do secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Dario Rais, que falará sobre os programas e ações do Governo Federal para o setor; do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, que abordará o reflexo que as intervenções de Mobilidade Urbana trazem na qualidade de vida das pessoas e o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, responsável pela implantação do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana de Dourados.

Geraldo Resende explica que o fórum permanente ficará encarregado de promover discussões, pontuais, sobre os diversos problemas da cidade apontados durante o seminário, bem como de apresentar soluções.

Preocupação

Na avaliação de especialistas, Dourados precisa discutir e encontrar respostas para os problemas da cidade que tem, atualmente, cerca de 200 mil habitantes e aproximadamente 130 mil veículos no trânsito. A expectativa é de que, em 10 anos, cerca de 300 mil veículos disputem os espaços públicos com pedestres e com outros meios de transporte.

“Temos que pensar nas futuras gerações e, coletivamente, fazer um amplo projeto de Mobilidade Urbana pensando no bem estar dos nossos descendentes”, afirma o deputado federal.

Na avaliação do parlamentar, com o engajamento dos mais diversos segmentos, poderão ser discutidos durante o seminário temas como infraestrutura urbana, transporte coletivo e acessibilidade, entre outros.

“Precisamos antever e corrigir distorções que possam gerar problemas gravíssimos como engarrafamentos; altos índices de acidentes e mortes no trânsito; pedestres e ciclistas cada vez mais sem espaços; desaparecimento dos córregos urbanos; gente estressada no trânsito, entre outros. O que queremos é uma cidade acolhedora e melhor para se viver”, destaca Geraldo.

Serviço

O 1º Seminário de Mobilidade Urbana será no plenário da Câmara Municipal de Dourados, na avenida Marcelino Pires. O evento é gratuito. As inscrições dos participantes podem ser feitas no local.

Programação

DIA 19 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

18h30 - Cadastramento

19h - Abertura

19h40 - Palestra: “Mobilidade Urbana: o que temos e o que queremos” Palestrante: Arquiteto e Urbanista Luiz Carlos Ribeiro

20h20 - Palestra: “Planejamento de Mobilidade Urbana nos Municípios: Programas e ações do Governo Federal” Palestrante: Dario Rais

21h20 - Debate mediado pelo Arquiteto e Urbanista Angêlo Arruda

22h - Encerramento

DIA 20 DE JUNHO – SÁBADO

07H30 - Recepção e café da manhã

08h15 - Palestra: “Mobilidade Urbana e o reflexo na qualidade de vida das pessoas: o exemplo de Curitiba-PR” Palestrante: Sérgio Póvoa Pires

09h30 - Debate mediado pelo arquiteto e urbanista Luis Carlos Ribeiro

10h30 - Instalação do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana de Dourados - Leitura e aprovação do documento

12h - Entrega dos certificados e encerramento

 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br