Geraldo conquista recursos para construção de 15 academias da saúde no Estado

 
26/12/2018 11h17

Quatorze municípios serão contemplados com os equipamentos públicos que visam práticas de lazer e exercícios físicos

Imagem ilustrativa Imagem ilustrativa

O Ministério da Saúde empenhou nesta segunda-feira (24), em favor de quatorze municípios, recursos para a construção de 15 Academias da Saúde. As unidades significarão um investimento de R$ 125 mil em um recurso global de quase R$ 2 milhões. O investimento é uma resposta a uma demanda apresentada pelo deputado Geraldo Resende (PSDB).

Segundo o Ministério da Saúde, o programa de ‘Academias da Saúde’ tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. As Academias a serem construídas nessa leva são de porte II, ou seja, com 263,2 m² de área construída.

"Priorizei esta ação porque entendo a necessidade de se criar estruturas onde as pessoas possam praticar atividades físicas que propiciem uma vida mais saudável, combatendo, por exemplo, a obesidade, que é uma verdadeira epidemia em nosso País. As pesquisas mostram que 48,5% da população brasileira está obesa. Assim, atendi a uma demanda vinda direto da comunidade", explica o parlamentar, que também é médico.

Com o empenho, o município pode receber o recurso e iniciar as edificações. "Outra solicitação, principalmente da população da melhor idade, é a implantação de áreas de lazer, com equipamentos públicos que possibilitem atividades de alongamento", afirmou Resende.

É cada vez maior o número de pessoas sedentárias, que correm sérios riscos de sofrer diabetes mellitus, infartos, AVC e diversas doenças cardiovasculares. Com o empenho, o Governo Federal poderá pagar a primeira parcela referente a 20% do investimento. Os municípios contemplados com uma Academia da Saúde cada foram: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Deodápolis, Douradina, Dourados, Figueirão, Nioaque, Rio Brilhante, Rio Negro, e duas academias da saúde para Ponta Porã.


 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br