Geraldo conquista renovação da frota de ambulâncias do SAMU do Estado

O parlamentar se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Saúde Adeílson Loureiro Cavalcante (centro) e apresentou a demanda de oito veículos. O parlamentar se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Saúde Adeílson Loureiro Cavalcante (centro) e apresentou a demanda de oito veículos.
 
11/12/2018 11h53

O deputado Geraldo Resende (PSDB) solicitou nesta segunda-feira (10) no Ministério da Saúde a renovação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Estado. O parlamentar se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Saúde Adeílson Loureiro Cavalcante e apresentou a demanda de oito veículos. O Secretário-executivo se comprometeu com a renovação.

Pelo estudo apresentado pelo parlamentar, o Estado apresenta a necessidade de oito novas ambulâncias. Dourados demonstrou a necessidade de três automóveis. Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Corumbá, Naviraí e Ponta Porã vão ter uma ambulância substituída cada. "Os responsáveis pelo SAMU nos municípios no Estado, além de prefeitos e secretários municipais de saúde nos procuraram para informar sobre o desgaste desses veículos. Nos comprometemos em lutar pela renovação e melhor atender a população, bem como dotar de condições esse serviço tão bem avaliado", afirmou Resende.

Dourados, que faz cerca de 70 a 80 atendimentos por dia é um reflexo da necessidade de renovação da frota. "Foi o próprio Geraldo que trouxe duas ambulâncias há alguns anos. Hoje, apesar de conseguirmos atender o fluxo de solicitações, a cada 48 horas uma ambulância vai para a mecânica. Nossas ambulâncias não tem ar-condicionado para melhor servir a população douradense", informou Jony Alisson Bispo de Sant'Ana, coordenador geral da Macrorregião do SAMU de Dourados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência começou a operar em 2008 em Dourados. Na época, o deputado federal Geraldo Resende articulou a viabilização da estrutura junto ao Ministério da Saúde e à Prefeitura, que inclusive alegava dificuldades financeiras para ativar e manter a nova estrutura. Ao longo desses últimos anos Resende trabalhou contra uma ameaça de desativação do Serviço. Em janeiro de 2010, o parlamentar esteve no Ministério da Saúde para tratar do SAMU, onde seu trabalho permitiu que a administração municipal revisse a proposta.

Em 20 dezembro de 2010, após diversas intervenções feitas junto ao Ministério da Saúde à pedido da administração municipal, Dourados recebeu duas novas ambulâncias e uma motolância. Já no ano de 2013, Geraldo Resende passou a cobrar a substituição da frota do SAMU de Dourados, tendo em vista os desgastes que os veículos apresentavam, após vários anos de uso. Em fevereiro de 2014, o parlamentar foi atendido com a entrega de três novas ambulâncias.


 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br