Geraldo é o parlamentar do MS que mais conquistou investimentos para indígenas

 
21/08/2018 18h33

O deputado Geraldo Resende já conquistou mais de R$ 43 milhões em recursos que foram ou estão sendo investidos nas comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. A maior parte dos investimentos foram destinados para obras de saneamento básico nas reservas. Os recursos foram conquistados ao longo de quatro mandatos na Câmara dos Deputado em Brasília, na forma de emendas individuais e coletivas e valores da programação dos ministérios.

Foram angariados recursos para ligação de água potável e para implantação de melhorias sanitárias domiciliares, mais conhecidos como banheiros externos. Alguns dos municípios beneficiados foram: Bela Vista (aldeia Pirakuá), Nioaque (aldeias Água Branca, Brejão e Taboquinha), Jardim, Ponta Porã, Japorã (aldeias Yvy Katu e Porto Lindo), Itaporã, Coronel Sapucaia (aldeias Tomázia, Córrego de Ouro e Taquaperí), Aquidauana, Miranda (aldeias Argola e Moreira), Douradina (Aldeia Panambi), Aral Moreia (aldeia Guassutí), Aquidauana (aldeias Colônia Nova, Lagoinha e Morrinhos), Dourados (aldeia Bororó), Caarapó (aldeias Guira’Roka e Taquara) e Antônio João (aldeia Campestre).

"Sempre defendi que as áreas já homologadas devessem possuir toda a infraestrutura possível para que a comunidade indígena possa plantar, colher, preservar suas tradições e ter uma relação integrada com os não indígenas. O que, por muitas vezes atrapalham essas benfeitorias são discursos ideológicos e radicalizados", explicou Resende.

O parlamentar também já conquistou investimentos para aquisição de equipamentos agrários como patrolas, recursos para construção de unidades básicas de saúde e unidades móveis odontológicas para atuarem em terras indígenas. Também foi por meio de investimentos conquistados por Geraldo Resende a reconstrução da Escola Estadual indígena Guateka Marçal de Souza, que atende adolescentes e jovens das reservas indígenas de Dourados. Um dos maiores e mais emblemáticos investimentos em reservas indígenas realizados por meio de emenda individual do deputado Geraldo Resende foi o que possibilitou a construção da primeira Vila Olímpica Indígena do País, edificada em Dourados.

Como ação legislativa, o deputado Geraldo Resende também presidiu a Comissão externa da Câmara dos Deputados, que investigou a mortalidade por desnutrição de crianças indígenas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os casos de mortes de crianças indígenas chamaram a atenção até da imprensa internacional, no meio da década passada.

"É muito importante trabalhar para investimentos nas áreas indígenas. Por vezes, burocratas e militantes, que não conhecem a realidade da população indígena, propõe determinadas construções que nada tem a ver com a geografia de onde estão os indígenas. Já propuseram a construção de cisternas como ocorre no Nordeste. Temos em Mato Grosso do Sul outro regime hídrico", finalizou Resende.

 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br