Geraldo e Reinaldo assinam convênio para sede dos autistas de Dourados

 
29/05/2018 10h18
Geraldo e Reinaldo assinam convênio para construção de sede em Dourados. Fotos: Eliel Oliveira Geraldo e Reinaldo assinam convênio para construção de sede em Dourados. Fotos: Eliel Oliveira
A sede do Centro de Referência no Atendimento de Autismo será construída em área de 2.450 metros quadrados c A sede do Centro de Referência no Atendimento de Autismo será construída em área de 2.450 metros quadrados c

O governador Reinaldo Azambuja e o deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) assinaram na última segunda-feira (28) convênio no valor de R$ 1 milhão para a construção do Centro de Atendimento da Associação De Pais E Amigos Dos Autistas Da Grande Dourados (AAGD). Participaram da assinatura os secretários de Estado de Saúde, Carlos Coimbra; da Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota; o deputado federal Geraldo Resende; vereadores de Dourados e integrantes da AAGD.

Os recursos para construção da sede são frutos de contrapartida do Governo do Estado às emendas apresentadas pelo deputado federal Geraldo Resende que as colocou na sua totalidade para o Governo do Estado para a construção de unidades de saúde espalhadas por todo Mato Grosso do Sul. Entre elas estão as obras do Centro de Diagnóstico, o Centro de Especialidades Médicas e o Centro Especializado de Reabilitação (CER) do Hospital Regional de Campo Grande.

No Centro de Atendimento será ministradas aulas de música e ginástica para crianças e adolescentes. Também é oferecido acompanhamento de psicólogos e de assistentes sociais aos jovens. A única atividade que não irá para o Centro de Atendimento é a Equoterapia, que é realizada na Cavalaria da Polícia Militar em Dourados.

A AAGD também fornece apoio às famílias das crianças portadoras de autismo. "As famílias nos procuram bastante aflitas. Geralmente uma família que já está há alguns anos na Associação ajuda no acolhimento. Nós ajudamos uns aos outros. Muitas vezes os pais chegam sem ter um laudo médico diagnosticando o autismo. Nós orientamos como conseguir e como proceder", explicou.

O presidente da AAGD também elogiou a lei nº 5.192, que cria o Cadastro Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). "É muito importante para conseguirmos quantificar e identificar as crianças com autismo facilitando a destinação e recursos e criação de políticas públicas voltadas ao atendimento do jovem com autismo", disse.

Sede

A sede do Centro de Referência no Atendimento de Autismo será construída em área de 2.450 metros quadrados com projeto doado pelo arquiteto Lucas Stein. A edificação será de 1.102 metros quadrados e será executado por etapas. Os recursos de R$ 1 milhão serão suficientes para colocar o Centro em funcionamento, possibilitando a construção de áreas para atendimento, recepção, administração, coordenação e salas para consultório, fonoaudiologia, odontologia e fisioterapia.

"O objetivo é viabilizar estrutura para propiciar, aos autistas, trabalho interdisciplinar, melhorias no tratamento terapêutico educacional e a inclusão deles na sociedade", afirma Geraldo Resende. O parlamentar foi o idealizador e hoje é membro da Frente Parlamentar de Apoio às Pessoas com Deficiência da Câmara Federal.

A estrutura completa, incluindo as demais etapas, deverá conter salas para musicoterapia, terapia ocupacional, enfermaria, atendimento médico,orientação psicológica, triagem, entrevistas com assistente social, almoxarifado, cozinha industrial, cozinha experimental, lavanderia, artes, informática, dormitório/descanso, jardim sensorial, quadra coberta, campo de futebol, pomar, horta, parque com brinquedos, piscinas cobertas com banheiros e vestiários, entre outras.

De acordo com Chico Sobrinho, a partir de 2008, foi criado na UFGD um grupo de estudos com o objetivo de lutar por um espaço para a discussão de questões relacionadas ao autismo. O grupo foi o ponto de partida para discussões sobre a escolarização das crianças autistas de Dourados e região. A partir daí surgiu a AAGD", explicou.

 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br