Geraldo viabiliza gabinetes odontológicos para aldeias de Mato Grosso do Sul

 
12/06/2017 16h56

O deputado federal Geraldo Resende fez a entrega, na última sexta-feira (9), de três gabinetes odontológicos para municípios de MS. Na parte da manhã, o parlamentar esteve na Reserva Indígena de Dourados, onde foram contempladas as aldeias de Dourados e Caarapó. À tarde, fez a entrega do veículo à comunidade indígena de Amambai.

A conquista dos veículos do programa "Brasil Sorridente" é resultado de articulações que Geraldo Resende vinha fazendo, há tempos, junto ao Ministério da Saúde. Para as solenidades de entrega, o parlamentar convidou lideranças indígenas e da área de saúde locais, vereadores, prefeitos e demais autoridades ligadas à saúde indígena nos três municípios.

 
Assim como em Dourados, Geraldo Resende fez entrega de um gabinete odontológico móvel em Amambai Assim como em Dourados, Geraldo Resende fez entrega de um gabinete odontológico móvel em Amambai

De acordo com Geraldo Resende, o objetivo da entrega das vans é o de ofertar serviços odontológicos para as comunidades que apresentam maior dificuldade de acesso ao acompanhamento odontológico. "As equipes de Saúde Bucal irão atender nessas vans, que são unidades odontológicas móveis, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, constantes da Política Nacional de Saúde Bucal", salientou o parlamentar. "Desta forma, estamos atuando para garantir ações de promoção e prevenção ao atendimento básico às populações indígenas de Mato Grosso do Sul".

Além dos gabinetes odontológicos móveis estão sendo entregues materiais médicos hospitalares, como pinças, tesouras, esfigmomanômetros adulto e pediátrico, conjuntos para retirada de pontos, balanças pediátricas de mesa e mecânicas, cronômetro, estetostópios adulto e infantil, foco clínico, nebulizador, mesas clínica e auxiliares, negatoscópio, otoscópio, entre outros. "Precisamos garantir, aos nossos irmãos indígenas, as mesmas condições de atendimento que são oferecidas ao restante da população usuária do SUS".

Em sua fala, Geraldo anunciou ainda a entrega, para os próximos dias, de 42 viaturas aos polos base do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS). Esses veículos serão utilizados no reforço ao transporte sanitário de pacientes e profissionais da saúde indígena nas aldeias do Estado.

Luta

As conquistas dos gabinetes odontológicos, equipamentos e viaturas para as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul foram destacadas pelas diversas autoridades que usaram a palavra, tanto em Dourados quanto em Amambai, como resultado de uma luta, entre outros agentes, do deputado federal Geraldo Resende.

Uma das autoridades que acompanha o trabalho de Geraldo Resende há muitos anos é o chefe da DIASI (Divisão de Atenção à Saúde Indígena/Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul Wanderley Guenka. Segundo ele, a redução no índice de mortalidade infantil indígena caiu 68,14% em relação ao mesmo período do ano passado graças a esse trabalho.

"Desde quando houve um aumento extraordinário nesta taxa em Mato Grosso do Sul, no ano de 2004, o deputado Geraldo Resende tem dedicado todos os seus esforços no sentido de apontar as causas e buscar as soluções de muitas das mazelas enfrentadas pelos índios. Entre inúmeras outras ações, temos agora, a conquista dos gabinetes odontológicos para nossas aldeias. A soma de diversas providências também em outras áreas como na habitação, educação e saneamento, refletem diretamente na queda da taxa de mortalidade infantil", afirmou Guenka.

 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br