Geraldo visita centro de recuperação de dependentes químicos

Geraldo visita centro de recuperação de dependentes químicos

 
Vista parcial de uma das áreas da Fazenda Esperança onde dependentes químicos recebem atendimento psicológico (Foto: Divulgação) Vista parcial de uma das áreas da Fazenda Esperança onde dependentes químicos recebem atendimento psicológico (Foto: Divulgação)

O deputado Geraldo Resende (PMDB) visitou nesta quinta-feira (10) a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá . A estância é um conhecido centro de recuperação de dependentes químicos no interior de São Paulo, e trabalha com viciados em drogas desde 1983. O parlamentar faz parte da Comissão Externa encarregada de analisar ‘in loco’ os efeitos das políticas antidrogas e do tratamento de usuários de drogas no Brasil e em outros países.

A Fazenda Esperança foi idealizada pelos religiosos católicos Nelson Giovaneli e o Frei alemão Hans Stapel. A intenção de Geraldo é levar a experiência para Dourados e outras cidades do Estado, “nossa fronteira seca é uma porta de entrada de drogas e armas, parte dessas drogas são consumidas em Mato Grosso do Sul. A construção de um Centro de Recuperação é uma solicitação que as mães me fazem nas ruas”, afirma o deputado.

Geraldo chegou a unidade de recuperação feminina pela manhã, participou de palestras, eventos culturais e conversou com jovens em recuperação, “o poder público passou muito tempo sem elencar a recuperação de viciados como prioridade, ainda bem que a sociedade civil está pressionando e projetos como este estão crescendo”, afirmou.

No período da tarde o encontro de Resende foi com os homens que recebem o tratamento em outro ambiente, “vejo aqui trabalhadores, pais de família e principalmente jovens cheios de energia e prontos para voltar para as suas vidas e serem exemplos de recuperação para a sociedade”, Geraldo complementou, “a questão das drogas é um problema de saúde pública e só com recursos e decisão política para alcançarmos alternativas”, finaliza.

O projeto da Fazenda Esperança ficou internacionalmente conhecido com a visita do Papa Bento XVI em São Paulo, no ano de 2007, o pontífice, na oportunidade, foi até a Instituição na comunidade de Pedrinhas, onde tudo começou. Hoje existe outro Centro em Sergipe (AL) inaugurado em 1992.


 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua João Cândido Câmara - 1195
CEP. 79826-010 - Jardim Central - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: dep.geraldoresende@uol.com.br