Nova Andradina

Município nascido do sonho de Antônio Joaquim de Moura Andrade, Nova Andradina é fruto do trabalho e perseverança de pioneiros e contemporâneos, que idealizaram e construíram uma cidade, moldada para se viver bem. Localizada estrategicamente na confluência dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, é portal de entrada para o progresso deste Estado. Sua vocação primeira baseia-se no agronegócio, mas apresenta um comércio pujante, com a industrialização em expansão.

Nos últimos anos, vem se consolidando como um pólo estudantil, sendo a única cidade no interior do Estado, a contar com três escolas de ensino superior públicas: duas universidades (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Complementa-se na área com as Faculdades de Pedagogia (ANAEC), de Administração (IESNA), Ciências Contábeis, Direito, Administração e Pedagogia (FINAN), além da Unigranet (cursos via Internet). A Fatec também atua na cidade, com cursos presenciais.

As redes Municipal, Estadual e Particular mantém o Ensino Fundamental e Ensino Médio de qualidade, igualando-se aos melhores do Estado e do País, com índices de desenvolvimento em números crescentes, desde o ano de 2005. Projetados para 2011, estes números são: 4,3 para os anos iniciais e 3,3 para os finais. Comparados com os de 2005, houve crescimento de 0,8 e 0,4. A Rede Municipal, em abril de 2010, contava com 6.311 alunos, distribuídos entre a Educação Infantil, com seus dez centros, que atendem 920 crianças; 9 unidades escolares, sendo duas na zona rural, que ministram o Ensino Fundamental e a Pré-Escola e o EJA (Educação para Jovens e Adultos). São 424 professores e especialistas em Educação, sendo 307 com Pós-graduação e 17 com Licenciatura Plena, todos atuando dentro de sua área de formação.

O Transporte Escolar é mantido pela Prefeitura, para levar alunos das redes municipal e estadual, transportando diariamente 1622 alunos. A merenda escolar é de ótima qualidade, pois o Município complementa os recursos em mais de 50% do que é repassado pelo Governo Federal.

As escolas estão totalmente equipadas com sala de tecnologia, móveis e equipamentos de última geração, para proporcionar conforto e auxiliar no processo ensino aprendizagem. Há convênios com várias entidades de Educação Infantil, em todas as escolas possuem quadra poliesportiva, na maioria coberta. Há capacitações continuadas para os professores e profissionais da Educação, como o Gestar II, Pró Letramento, CEALE (Centro de Alfabetização e Escrita); Pró-Funcionário, ProInfo, TIC’s, e a participação em seminários Internacionais, nacionais e estaduais de Educação, na área de pesquisa e capacitação. São realizados encontros pedagógicos com a finalidade de aprimorar o sistema educacional e a profissionalização dos professores. São parcerias as universidades e faculdades locais, bem como as demais redes de ensino.

No mês de abril, teve início o Projeto Circuito Interno, de monitoramento dos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem e ultimamente, se estabeleceu parceria com a Promotoria da Infância para melhoria da disciplina na escola. Também foram implantados os projetos como o Cultura de Mão em Mão, incentivado a leitura e o Trabalhando por área de conhecimento”, tendo como escola experimental a unidade “Brincando de Aprender”, onde se faz revezamento entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O Projeto 1ª Feira de Matemática fará exposição de trabalhos em maio deste ano, no Museu Municipal.

O Núcleo Municipal de Educação Especial faz atendimentos aos alunos que carecem de sala de recurso. São realizados diversos cursos, simpósios e palestras, que são utilizados para aprimorar a qualidade do ensino, e a atuação dos professores e servidores da Educação. O potencial turístico de Nova Andradina se apoia no setor de eventos, de negócios e de lazer, trazendo oportunidades, somando em conquistas que geram emprego e renda.

Conforme os dados do IBGE, hoje são 45.916 habitantes e mais de 32 mil eleitores, que colocam Nova Andradina na sexta posição no Estado. Com suas mais de 600 mil cabeças de gado, a exportação de carne bovina volta a ser destaque, com o retorno às atividades o Frigorífico Independência (considerado o maior da América Latina), que somado aos demais da região, tornam o Vale do Ivinhema, um dos maiores concorrentes no setor, ao nível de Brasil.

Com um povo acolhedor, uma infraestrutura invejável, Nova Andradina atrai investimentos, que contribuem para o fortalecimento da sua economia. Alicerçada pela atuação municipal responsável, transparente e avançada, o progresso acontece por força das iniciativas privadas, que contam com o apoio fundamental e a visão administrativa do Poder Público, que investe nos setores essenciais como Saúde e Educação, fortalecendo a infraestrutura, com pavimentação asfáltica, redes e estação de tratamento de esgoto e de captação de águas pluviais; o fornecimento de água é da melhor qualidade, assim como a energia elétrica, ampla e qualificada. As três esferas governamentais se juntam para produzir desenvolvimento, com programas que objetivam a inclusa social, com destaque para os projetos habitacionais, e proporcionando às famílias carentes, opções e acesso aos serviços sociais. A Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina é a terceira maior entidade do setor, dentro do Estado, em número de associados. Daí, se constata que os segmentos econômicos como a indústria, o comércio e a prestação de serviços são uma grande vitrine do potencial econômico da cidade.

No total são 900 estabelecimentos comerciais, 108 industriais, 10 do setor agropecuário, e 27 na situação classificada como diversos, formando o grande parque gerador de empregos.

Grandes empresas implantaram aqui suas filiais, como a Gazin, Perkal Automóveis, Sertão, Magazine Luiza, Móveis Romera, Rede Econômica de Supermercados, Rede Smart, e a cidade é sede de outras como a Autonan Veículos, a Corfio, uma das importantes empresas no ramo de metalurgia. O Procon auxilia o consumidor no seu relacionamento empresa/cliente como entidade ligada ao setor público, apoiado pela Prefeitura.

Há cursos profissionalizantes com especial atenção para aqueles promovidos pelo Sistema “S”, como o Senai e o Senac, que atuam em sede própria, com equipamentos ultramodernos, e que realmente colocam o trabalhador no mercado de trabalho, pela eficiência do ensino ali promovido.

Há ainda o Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador), órgão lidado à Prefeitura, que também se responsabiliza por ensino profissionalizante e apoio aos trabalhadores.

O SINE desenvolve ações de apoio ao desempregado, estabelecendo aproximação entre o trabalhador e o mercado empresarial, com oferta de vagas. Cercada pelo Rio Ivinhema, uma das principais sub-bacias do Estado, como afluente do Rio Paraná, também conta com importantes mananciais, tornando o ecossistema um a fonte para o ecoturismo, com as fazendas se preparando para receber visitantes.

O Arranjo Produtivo Local do Vestuário – Polo Nova Costura, sediado em Nova Andradina, está se consolidando no Estado, sendo uma grande oportunidade de ampliação de mercado e vendas para a região. Integra 13 municípios da região. A vinda de indústrias do setor sucroalcooleiro está a alavancar a economia local e o Distrito Industrial de Nova Andradina cresce e se consolida como um polo de desenvolvimento econômico e social. Há o Programa de Desenvolvimento Industrial, que tem atraído empresas, democratizando as oportunidades de crescimento.

Os destaques culturais e que incentivam o Turismo de Eventos são as realizações do Cantanova e Festinova, que são festivais que revelam talentos na área musical; a Fejuna (Festa Julina de Nova Andradina, que está em sua 28ª edição) é uma realização também do Governo Municipal, e a Exposição Agroindustrial de Nova Andradina (Exponan) figura hoje em destaque no ranking nacional de eventos desta natureza.

Está se consolidando como uma realização regional de vulto, o Festival de Bandas e Fanfarras, que acontece por ocasião do aniversário de instalação do Município (30 de abril), e no qual participam bandas e fanfarras de todo o Estado e de outras unidades da Federação. Por ocasião do aniversário de criação da cidade, em 20 de dezembro, a Prefeitura promove grandes festividades, que fazem a alegria dos novandradinenses e dos visitantes. No setor de prestação de serviços, há profissionais de todas as áreas, contando com 1.166 empresas nos diversos ramos, inclusive, a cidade é pólo regional e como tal, sedia a prestação de serviços públicos estaduais e federais.

O Setor de Administração Pública Municipal conta com uma estrutura invejável, com mais de 1.550 servidores, distribuídos entre 8 secretarias: Planejamento e Finanças, Educação, Cultura, Desporto e Lazer; Administração; Serviços Públicos; Infraestrutura; Cidadania e Assistência Social; Saúde e a de Tecnologia da Informação. Existem ainda as Assessorias do Executivo, Jurídica e Coordenadoria Geral de Comunicação Social. A Administração do Município criou a Superintendência de Projetos e Políticas Públicas para as Mulheres, destacando prioridades para diminuir igualdades e favorecer o acesso aos benefícios sociais para a classe feminina.

A Câmara Municipal é composta por 9 Vereadores, com sede própria, no primeiro biênio da Legislatura 2009/2010, o Presidente da Câmara é o Vereador Adriano Palópoli. São também legítimos representantes do povo no Legislativo, os Vereadores Márcio Pereira Costa, Glauco José Lourenço, Zé Bugre, Magrelo Brambila, Dr. Sandro Hoici, Marião da Saúde, Antônio Tomaz, Vicente Lichoti. A cidade é dotada de Segurança Pública com Polícia Militar (Quartel do 8º Batalhão de Polícia Militar); Polícia Civil, com Delegacia Regional e local; Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares. A Polícia Ambiental não está sediada na cidade, mas em Batayporã/MS, distante apenas 8 quilômetros. A Comarca de Nova Andradina conta com 4 Varas, sendo 3 Cíveis e uma Criminal, e o Fórum tem sede própria, sendo que ao seu lado, também com sedes próprias atuam as Promotorias de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil, na Praça dos Poderes, ao lado da Câmara Municipal, e onde está sendo construído o novo Paço Municipal e o Centro de Convenções. A Justiça Eleitoral também atua na cidade. É sede regional de todos os serviços públicos estaduais. Também conta com sede própria regional do INSS.

Nova Andradina tem área de 4.788,20 km², localizando-se na região Sudeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi fundada em 20/12/1958, e instalada em 30/04/1959. Apresenta solo vermelho escuro (latosolo), cuja textura é média e arenosa. Está a uma altitude de 380 metros, tendo como principais rios: Anhandui, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, Córregos Baile, Papagaio, Bernardo, Samambaia; clima tropical e úmido. Possui um Distrito, o de Nova Casa Verde.

De acordo com o Detran, em abril de 2010, a frota de veículos registrados em Nova Andradina era de 18.760 veículos, ocupando a sexta posição no Estado que conta com uma frota de 876.839.

Apresenta uma malha viária invejável, mantida permanentemente pela Prefeitura, e o acesso vindo de Campo Grande, é feito pela BR-267, entrando pela MS 134, cujo anel viário construído faz a interligação à MS 274, em direção aos Estados de São Paulo e Paraná. Também tem acesso à BR 376, fazendo a ligação com os países do Cone Sul.

Dista de Campo Grande, cerca de 300 quilômetros, é conhecida como a “Cidade Sorriso”, propondo a diversidade de encontros e oportunidades, segurança e conforto para quem vive aqui e quer garantia de futuro.

Avançando sempre, Nova Andradina cresce e se consolida como polo de uma região promissora, que se transforma em orgulho para os sul-mato-grossenses.

Dados Gerais

A população total do município era de 45.916 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2009).

Sua Área é de 4.776,10 km² representando 1,34 % do Estado, 0,30 % da Região e 0,06 % de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,79 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Área Territorial: 4.776,10 km²
Fonte: IBGE

Ano de Instalação: 1958
Microrregião: Nova Andradina
Mesorregião: Leste de Mato Grosso do Sul
Altitude da Sede: 380,00 m
Distância à Capital: 240,31 Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Veja imagens do município de Nova Andradina

 
 
 
 

Atuação

Conheça as ações do deputado federal Geraldo Resende em Nova Andradina:

 

Saiba Mais

Lazer

Construção da Praça Brasil de Nova Andradina recebe novo aporte de recursos

O Ministério do Turismo creditou nesta quarta-feira (12), na conta da Prefeitura de Nova Andradina o valor de R$ 200 mil para as obras de construção da praça Brasil. O valor corresponde a uma parcela de uma emenda individual de autoria do deputado...

Saúde Pública

Nova Andradina recebe recursos para obras do Centro de Diagnóstico por Imagem

O Ministério da Saúde creditou na conta da Prefeitura de Nova Andradina, na última quinta-feira (15), o valor de R$ 42 mil para as obras do Centro de Diagnóstico de imagem do município. O valor corresponde a uma emenda do deputado Geraldo Resende...

AÇÃO PARLAMENTAR

Políticas públicas para as mulheres são prioridade do deputado Geraldo Resende

Deputado garante construção de novas estruturas hospitalares e equipamentos para Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Sidrolândia, Três Lagoas, Costa Rica e Campo Grande

Trabalho

Trabalho de Geraldo transforma vida dos moradores de Nova Andradina

Trabalho do parlamentar em parceria com a prefeitura garante novas estruturas na Saúde e infraestrutura

MUNICÍPIOS

Com prefeito Gilberto Garcia, Geraldo consolida parceria por Nova Andradina

Geraldo Resende é autor de diversas emendas em favor de Nova Andradina, entre elas, a que está permitindo a construção de uma “nova” Praça Brasil, de UTI neonatal e Centro de Diagnóstico

Interior

Geraldo conquista R$ 900 mil para a Saúde de Nova Andradina

Recursos foram empenhados no dia 30 de dezembro pelo Tesouro Nacional

Saúde

Começa a construção do Centro de Diagnóstico de Imagem em Nova Andradina

O centro realizará exames de ressonância nuclear magnética, raio X, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

AÇÃO PARLAMENTAR

Geraldo alerta para municípios de MS que correm risco de perder R$ 41 milhões

Prazo para sanar pendências está próximo do fim e parlamentar quer mais agilidade dos municípios, sob pena de perder emendas

LAZER

Turismo libera recursos para revitalização da Praça Brasil de Nova Andradina

Valor da emenda de Geraldo Resende é R$ 800 mil, com contrapartida da prefeitura; praça terá pavilhão de eventos de 1,3 mil metros quadrados

LAZER

Começam obras da nova Praça Brasil, em Nova Andradina

Espaço terá novos sanitários, quiosques, luminárias e serviços de jardinagem e hidráulica. A estrutura da nova praça também contará com um pavilhão de 1.345 metros quadrados, além de 66 árvores

SAÚDE PÚBLICA

Nova Andradina: Geraldo cobra recursos para construção do Centro de Diagnóstico

R$ 500 mil foram empenhados em março de 2014 pelo Ministério da Saúde; parlamentar pede empenho dos R$ 800 mil restantes

SAÚDE

Nova Andradina terá moderno Centro de Diagnóstico por Imagem

O Ministério da Saúde empenhou nesta quinta-feira (20), o valor de R$ 500 mil de um investimento global de R$ 1,3 milhão em favor da Prefeitura de Nova Andradina para a construção de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem. O empenho é o...

TURISMO E LAZER

Apresentado projeto de revitalização da Praça Brasil, em Nova Andradina

Evento aconteceu no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), onde ocorreu, ainda, assinatura de ordens de serviços de diversas obras para o Município

Logística

Expansão de aeroportos regionais prevê investimentos em MS

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (20) o Programa Nacional de Investimentos em Logística de Aeroportos. A ação contempla os municípios de Corumbá, Coxim, Costa Rica, Bonito, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. O deputado...

Municípios

Nova Andradina: Hashioka, prefeito eleito, faz visita de trabalho a Geraldo

O prefeito eleito de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PMDB) esteve na tarde desta segunda-feira no escritório do deputado Geraldo Resende em Dourados

Notícias

Geraldo destaca obras para Nova Andradina

Deputado participa da entrega de premiações aos alunos com melhor desempenho escolar na rede estadual e presta contas do mandato a favor do Município.

Imprensa

Nova Andradina empenha R$ 5.7 milhões em 2011

Deste total de investimentos, R$ 4,9 milhões será destinado para a ampliação da rede de esgoto. Para o prefeito Gilberto Garcia, as obras de infraestrutura urbana são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da cidade, que hoje possui 46...

Infraestrutura

Geraldo propõe seminário estadual para discutir ferrovias

Definição dos melhores traçados para MS deve passar por amplo debate com a participação de todos os parlamentares da bancada federal

Notícias

Puccinelli pede R$ 100 milhões para 10 aeroportos de MS

Plano prevê obras nos aeroportos de Três Lagoas, Dourados, Nova Andradina, Naviraí, Paranaíba, Costa Rica, Coxim, Maracaju e São Gabriel do Oeste, além do aeródromo Santa Maria, em Campo Grande.

1 2
 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br