Rochedo

A formação do Povoado de Rochedo teve início em 1931, quando uma leva de nordestinos, especialmente baianos, alagoanos e pernambucanos, acampou à margem direita do Rio Aquidauana, na tentativa de descobrir possíveis mouchões diamantíferos a exemplo do que já vinha ocorrendo no percurso daquele rio.

Os esforços daquela gente, depois de exploração em exploração, foram compensados pela descoberta de rica jazidas de diamantes. Os bons resultados obtidos determinaram a chegada de novos contingentes humanos e dentro em pouco a corrutela teve a sua população elevada a 2.000 pessoas. Esse desenvolvimento rápido foi passageiro.

Os meios rudimentares utilizados na garimpagem determinaram a queda de produção e estagnação do povoado, agravado pelo êxodo de grande parte dos garimpeiros a procura de outros veios e outras riquezas. De que ficaram voltaram sua atenção para a agricultura, a pacuária e a extração da madeira, como nova possibilidade econômica da povoação.

Os primeiros povoadores de Rochedo foram Aparício Menezes, Severino Mourão, mais conhecido por "Buriti". João Avelino de Souza, Afonso de Araújo Pessoa, Albino de Castro Coimbra, João Silva e vários outros que, com suas famílias, constituíram o primitivo aglomerado humano de Rochedo.

Não se tem notícia da origem do topônimo Rochedo. O Rio Aquidauana corre sobre leito rochoso na periferia da cidade. Presume-se que isso tenha concorrido para que o povoado constituído pelos garimpeiros que ali chegaram, tenha recebido a denominação de Rochedo em vista de tal fato.

Veja imagens do município de Rochedo

 
 
 
 

Atuação

Conheça a ação do deputado federal Geraldo Resende em Rochedo:

 

Saiba Mais

Saneamento

Funasa seleciona municípios do Estado a cadastrarem propostas sanitárias urbanas

A Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), órgão ligado ao Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (22), a portaria 1.386 que divulgou os municípios habilitados a cadastrarem propostas para concorrerem a recursos federais. O programa...

1
 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br