Secretário Estadual de Saúde garante a Geraldo regularização de repasses ao HU

 
09/06/2017 12h59

Ao tomar conhecimento do problema, parlamentar ligou para o secretário Nelson Tavares e obteve compromisso de solucionar problema

Além de ligar para secretários de Saúde, Geraldo Resende fez cobrança da tribuna da Câmara dos Deputados. Além de ligar para secretários de Saúde, Geraldo Resende fez cobrança da tribuna da Câmara dos Deputados.

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB), disse que o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares garantiu que os repasses de recursos ao Hospital Universitário de Dourados, que estão atrasados desde janeiro, serão pagos até o dia 16, sexta-feira da próxima semana. "Estou convencido de que vamos passar por cima dessa crise e que não vamos penalizar mais a já penalizada população de Dourados e região", salientou.

Geraldo disse que ao tomar conhecimento da notícia de que o HU estava suspendendo internações por causa da ausência de recursos em função dos atrasos, ficou bastante incomodado e indignado. "Fui à tribuna da Câmara e cobrei uma posição não só do secretário municipal de Saúde, como do secretário estadual. O secretário Renato Vidigal me disse que o Município não deve nada e que está em dia com os repasses ao HU. Já o secretário Nelson Tavares fez o compromisso de regularizar".

     O parlamentar diz que há muitos pacientes que dependem de ser internados para darem prosseguimento aos seus tratamentos de saúde. "São pessoas que já fizeram seus exames, que passaram por várias consultas, pelo risco cirúrgico e que estão aguardando uma cirurgia eletiva, ou mesmo que estão necessitando ser removidas do Hospital da Vida para o Hospital Universitário, com várias patologias", salienta.

     De acordo com informações que o deputado obteve da superintendente Mariana Croda, há atrasos tanto do Estado quanto do Município. "Liguei para a Mariana Croda, e pedi para que ela reveja essa situação e dê um prazo", explicou. Segundo o parlamentar, a superintendente disse que essa situação já está se arrastando há mais de três meses, que vários serviços já foram fechados dentro do HU por falta de repasses e que o repasse do Município também está atrasado".

     Além dessas intervenções, o deputado está propondo uma reunião na próxima semana, entre todos os agentes públicos envolvidos, "para dar uma solução para que crises como essas, que são rotineiras em Dourados não aconteçam mais. Queremos uma posição sobre a contratualização do Hospital Universitário e que esses atrasos nos repasses não aconteçam mais, porque isso recai mais uma vez sobre o usuário do SUS".

     O deputado disse que vem acompanhando a situação há vários dias, procurando intervir no sentido de ajudar na busca de soluções. "No mesmo dia em que a Superintendência do HU tomou essa decisão, eu estava no Ministério da Saúde, lutando para melhorar a saúde pública de Dourados, cobrando agilização do processo da construção Hospital Regional. Estava discutindo a oncologia, para que possamos levar essa especialidade para o Hospital Universitário".

Nessa reunião, Geraldo também articulou a liberação de verbas para a compra de um laparoscópio para o Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, quando obteve a informação de que o aparelho de tomografia computadorizada que ele viabilizou, vai ser entregue nos próximos dias ao Hospital do Câncer de Campo Grande. Na segunda-feira passada, o deputado se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, quando foram discutidos recursos importantes para a saúde de Dourados, Amambai, Naviraí e toda a região".


 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua Dr. Nelson de Araújo, 30
CEP. 79804-040 - Jardim América (Centro) - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: atendimento@geraldoresende.com.br