Sobre o Deputado

Geraldo Resende

Geraldo Resende Pereira nasceu em Córrego Dantas, Minas Gerais, em 20 de abril de 1955. Filho dos pequenos agricultores Hermenegilda Resende Pereira e Mario Batista Pereira,deixou Minas Gerais aos doze anos, junto com os pais e onze irmãos, em busca de novas oportunidades na vida.

A família chegou a Dourados, no então Mato Grosso, no final da década de 60 e teve uma boa acolhida na terra que, mais tarde, seria a razão de viver de Geraldo.

Desde pequeno, para ajudar no sustento da família Geraldo dividia o tempo entre o trabalho e a escola. De manhã, estudava. No resto do dia, trabalhava. Às vezes, era engraxate, ou picolezeiro, ou vendedor de salgados e frutas. Geraldo foi até jornaleiro.

A consciência de menino pobre o fez usar a educação como uma ferramenta para traçar um novo destino, que por fim, o transformaria em médico. A medicina, portanto, não é um acaso. É uma paixão que vem desde essa época.

Geraldo estudou medicina em Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará e concluiu o curso em julho de 1982. Fez residência médica na Escola de Medicina da USP, em Ribeirão Preto. E assumiu consigo mesmo o compromisso de voltar para Dourados e devolver com trabalho, com amor e dedicação tudo o que a cidade o havia ajudado a conquistar.

Alguns dos seus companheiros de escola, como Geraldo Gomes de Matos e Ciro Gomes, mais tarde assumiriam o desafio da vida pública e da política partidária e hoje compartilham o espaço do Congresso Nacional, como deputado federal e liderança política nacional, junto com Geraldo, em Brasília.

De volta a Dourados, Geraldo começou o trabalho de médico nos postos de saúde da periferia. Tornou-se o Doutor Geraldo, profissional reconhecido pela sua capacidade e pelo cuidado com os mais humildes.

Em 1991, decidiu concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores de Dourados. Foi eleito vereador pelo PSDB e deu início a lutas históricas na cidade.

Em 1999, Geraldo foi eleito deputado estadual, pelo PPS, e no ano de 2000, atendendo um chamado do então governador José Orcírio dos Santos, assumiu o cargo de Secretário de Estado de Saúde em Mato Grosso do Sul.

Começava assim, o seu trabalho por todo o Mato Grosso do Sul. Foi uma época muito rica. Muitos dos sonhos alimentados durante toda a vida pelo Geraldo começaram a virar realidade.

 

A defesa da saúde sempre esteve em pauta como prioridade nos mandatos do Geraldo. Como secretário de estado de saúde entre outubro do ano 2000 e abril de 2002, todas as cidades do Estado receberam melhorias necessárias para o pronto atendimento à população.

Em 2003, Geraldo foi eleito deputado federal. Tornou-se o representante de Dourados e de todo o Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional. Como um aluno dedicado, ocupou a maior parte do seu tempo conhecendo profundamente os caminhos que lhe permitiriam transformar em realidade os desejos da população.

No parlamento, escolheu como bandeiras de luta a saúde e a educação. Porque acredita que só teremos um país mais justo e mais desenvolvido se garantirmos educação de qualidade e acessível a todos.

E porque é médico, conhece com detalhes o sofrimento de quem depende exclusivamente da rede pública para curar as suas dores.

Geraldo é tesoureiro da Frente Parlamentar da Saúde e ajudou aprovar a Emenda Constitucional n.º 29. Hoje, ele luta pela efetiva aplicação dessa emenda, que estabelece com clareza, o que é e o que não pode ser considerado investimento em saúde e que é fundamental para o bom funcionamento do SUS. A luta do Geraldo não é solitária. E tem resultado em ações de grande importância para a vida do povo sul-mato-grossense.

É por isso que hoje, quando o Geraldo caminha por todas as cidades de Mato Grosso do Sul carrega o sentimento do dever cumprido. De qualquer ponto do Estado, para qualquer lugar que se olhe, é possível perceber o resultado do trabalho que o Geraldo vem fazendo.

São obras que estão transformando o perfil das cidades sul-mato-grossenses. Têm uma característica de importância estrutural, mas cada uma delas ajuda a tornar mais belas e mais agradáveis para se viver em Mato Grosso do Sul.

 
 

Gabinete em Brasília - DF
Anexo IV - Gab 905 - CEP. 70160-900
Tel: (61) 3215-5905 - (61) 3215-3905
Fax: (61) 3215-2905
Email: dep.geraldoresende@camara.gov.br

Escritório em Dourados - MS
Rua João Cândido Câmara - 1195
CEP. 79826-010 - Jardim Central - Dourados - MS
Tel: (67) 3422-9292
Fax: (67) 3427-0908
Email: dep.geraldoresende@uol.com.br