Minha história

Geraldo Resende Pereira nasceu em Córrego Dantas, Minas Gerais, em 20 de abril de 1955. Filho dos pequenos agricultores Hermenegilda Resende Pereira e Mario Batista Pereira, deixou Minas Gerais aos doze anos, junto com os pais e onze irmãos, em busca de novas oportunidades na vida.

A família chegou a Dourados, no então Mato Grosso, no final da década de 60 e teve uma boa acolhida na terra que, mais tarde, seria a razão de viver de Geraldo.

Desde pequeno, para ajudar no sustento da família Geraldo dividia o tempo entre o trabalho e a escola. De manhã, estudava. No resto do dia, trabalhava. Às vezes, era engraxate, ou picolezeiro, ou vendedor de salgados e frutas. Geraldo foi até jornaleiro.

A consciência de menino pobre o fez usar a educação como uma ferramenta para traçar um novo destino, que por fim, o transformaria em médico. A medicina, portanto, não é um acaso. É uma paixão que vem desde essa época.

Geraldo estudou medicina em Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará e concluiu o curso em julho de 1982. Fez residência médica na Escola de Medicina da USP, em Ribeirão Preto. E assumiu consigo mesmo o compromisso de voltar para Dourados e devolver com trabalho, com amor e dedicação tudo o que a cidade o havia ajudado a conquistar.

 

De volta a Dourados, Geraldo começou o trabalho de médico nos postos de saúde da periferia. Tornou-se o Doutor Geraldo, profissional reconhecido pela sua capacidade e pelo cuidado com os mais humildes.

Em 1991, decidiu concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores de Dourados. Foi eleito vereador pelo PSDB e deu início a lutas históricas na cidade.

Em 1999, Geraldo foi eleito deputado estadual, pelo PPS, e no ano de 2000, atendendo um chamado do então governador José Orcírio dos Santos, assumiu o cargo de Secretário de Estado de Saúde em Mato Grosso do Sul.

Começava assim, o seu trabalho por todo o Mato Grosso do Sul. Foi uma época muito rica. Muitos dos sonhos alimentados durante toda a vida pelo Geraldo começaram a virar realidade.

 

A defesa da saúde sempre esteve em pauta como prioridade nos mandatos do Geraldo. Como secretário de estado de saúde entre outubro do ano 2000 e abril de 2002, todas as cidades do Estado receberam melhorias necessárias para o pronto atendimento à população.

 

Em 2002, Geraldo foi eleito deputado federal, assumindo pela primeira vez um mandato em Brasília no ano de 2003. Tornou-se o representante de Dourados e de todo o Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional. Como um aluno dedicado, ocupou a maior parte do seu tempo conhecendo profundamente os caminhos que lhe permitiriam transformar em realidade os desejos da população.

Foi reeleito para os mandatos de deputado federal de 2007 a 2011; de 2011 a 2015; e de 2015 a 2019, ficando como primeiro suplente no período de 2019-2023.

 

No parlamento, escolheu como bandeiras de luta a saúde e a educação. Porque acredita que só teremos um país mais justo e mais desenvolvido se garantirmos educação de qualidade e acessível a todos.

E porque é médico, conhece com detalhes o sofrimento de quem depende exclusivamente da rede pública para curar as suas dores.

Como deputado federal, Geraldo Resende viabilizou ações para todos os municípios de Mato Grosso do Sul, não apenas na área da saúde, na qual viabilizou a reforma e ampliação de hospitais, construção de dezenas de Unidades Básicas de Saúde, entrega de ambulâncias e equipamentos.

O setor de infraestrutura (asfalto, drenagem e esgotamento sanitário), também é outra de suas preocupações, assim como a Educação, com a conquista de recursos para a construção, reforma e ampliação de escolas em diversos municípios.

 

Geraldo foi tesoureiro da Frente Parlamentar da Saúde e ajudou aprovar a Emenda Constitucional n.º 29. Lutou pela efetiva aplicação dessa emenda para estabelecer o que é e o que não pode ser considerado investimento em saúde e que é fundamental para o bom funcionamento do SUS. A luta do Geraldo não é solitária. E tem resultado em ações de grande importância para a vida do povo sul-mato-grossense.

É por isso que hoje, quando o Geraldo caminha por todas as cidades de Mato Grosso do Sul carrega o sentimento do dever cumprido. De qualquer ponto do Estado, para qualquer lugar que se olhe, é possível perceber o resultado do trabalho que o Geraldo vem fazendo.

São obras que estão transformando o perfil das cidades sul-mato-grossenses. Têm uma característica de importância estrutural, mas cada uma delas ajuda a tornar mais belas e mais agradáveis para se viver em Mato Grosso do Sul.

 

Como secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende foi o grande comandante na guerra travada contra o coronavírus, e para isso contou com o total apoio do então governador Reinaldo Azambuja e também de prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias municipais de Saúde de todo o Estado, bem como de milhares de trabalhadores na área da saúde em todo o Estado.

Outra missão de seu trabalho à frente da Secretaria de Estado de Saúde foi de trabalhar no sentido de concluir o processo de regionalização da saúde, e para tanto, tem discutido com as administrações municipais, Câmaras de Vereadores e técnicos da saúde, a reorganização da assistência hospitalar, com o objetivo de propiciar um atendimento de melhor qualidade em todas as regiões do Estado.